Dia: 17 de setembro de 2009
Local: Teatro Municipal de São João del-Rei
Hora: 20h30min
ENTRADA FRANCA!
No início dos anos 60, em Belo Horizonte (MG), jovens músicos começam a se encontrar na cena musical da capital mineira. Eles produziam um som que fundia as inovações trazidas pela Bossa Nova a elementos do jazz, do rock’n’roll – principalmente The Beatles –, de música folclórica dos negros mineiros e alguns recursos de música erudita e música hispânica. Nos anos 70, esses artistas tornaram-se referência de qualidade na MPB pelo alto nível de performance e disseminaram suas inovações e influência a diversos cantos do país e do mundo.
Inicialmente representado por Milton Nascimento, Wagner Tiso, Fernando Brant, Márcio Borges, Nivaldo Ornelas, Toninho Horta e Paulo Braga, a turma mineira foi agregando uma constelação de instrumentistas e compositores. Ainda que juntos tenham apresentado uma nova perspectiva musical, o Clube da Esquina não foi visto pela mídia e pelos estudiosos como um movimento. Mas, sem sobra de dúvida, se constituiu apropriando-se de um alicerce oferecido por diversos movimentos musicais e culturais pregressos.
A sonoridade resultante do encontro desses músicos se tornou uma das principais marcas que acompanhou a música feita pelo pessoal do Clube da Esquina. Uma música em que os instrumentos, combinados, constróem mais do que um simples acompanhamento da canção. Constróem, sim, uma ambiência da qual a canção passa a fazer parte junto de eventos sonoros distintos que acontecem ao mesmo tempo.A influência da música do Clube da Esquina se espalhou por diversos lugares e tendências.
FICHA TÉCNICA
-
Lílian Sales (canto)
-
Ciro Canton (voz em "Lília")
-
Samuel Silva (violão de nylon e arranjos gerais)
-
Adercângelo Adépio (guitarra e violão de aço)
-
Daniel Meneghin (teclado)
-
Eduardo Dias (piano)
-
Lucas Salles Batista (contrabaixo acústico e elétrico)
-
Guilherme Santos (saxofone)
-
Marcos Flor de Maio (flauta transversal)
-
Priscila Verneque (violoncelo)
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL:
Grupo Mucambo